Ponte de Lima

A partir de Lisboa podemos falar de dois grandes Caminhos que atravessam o país de Sul a Norte, um na costa e um no interior. De Lisboa seguem em direcção a Coimbra (existem duas variantes por Tomar – que corresponde, até Santarém ao Caminho do Tejo - ou por Leiria). Em Coimbra existem também duas alternativas, pelo interior (por Viseu e Chaves que sai de Portugal em Feces de Abaixo e se junta à Via da Prata em Verin), ou pela costa (em direcção ao Porto). No Porto temos opção entre Barcelos e Braga. Em Braga segue para Ponte de Lima ou para a Portela do Homem, em Barcelos segue para Viana do Castelo ou para Ponte de Lima. De Ponte de Lima segue para Ponte da Barca e Vilarinho das Furnas ou para Valença. Existe ainda uma outra alternativa entre Caminha e Vila Nova de Cerveira.

A partir do Porto podem ser seguidos três itinerários: o Caminho do Lima, o Caminho do Norte e o Caminho do Noroeste.

caminho%20pt_novo.gif
Fonte: http://ceg.fcsh.unl.pt/site/santiago3.asp

O Caminho do Lima

O Caminho do Lima ou de Confalonieri passa por Moreira, Azurara, Vila do Conde, S. Pedro de Rates, Barcelos, Ponte de Táboas, Correlhã, Ponte de Lima, Romarigães, Rubiães e Valença.
Este terá sido o caminho mais utilizado durante a Idade Média e Ponte de Lima é a confluência de quase todos os caminhos.

Templos dedicados a Santiago no concelho de Ponte de Lima

Existem oragos dedicados ao culto de S. Tiago nas freguesias de Brandara, Cepões, Fontão, Gemieira e Poiares.

MONUMENTOS

Hospital dos Peregrinos

Foi instituido, em finais do século XV, pelo Visconde D. Leonel de Lima, senhor e Alcaide-Mor de Ponte de Lima, e sua mulher para albergar os perigrinos pobre que rumavam a Santiago de Compostela.

Capela do Anjo da Guarda

Esta capela, que terá sido construída no século XIV, dava apoio aos peregrinos que iam pelo caminho de Santiago de Compostela e resguardava que circulava ou atravessava o rio Lima.

20090530_Ponte_lima_capela_anjo_guarda.jpg
Fonte: http://portugal-imagens.blogspot.com/2009/05/capela-do-anjo-da-guarda_30.html

Capela de Santo Abdão

Esta capela de traça românica, situa-se na Correlhã, Vila Corneliana dos romanos, serviu de refúgio espiritual ao peregrino italiano que regressava de Santiago de Compostela, de nome Abdão. Viveu como eremita alcançando fama de santo e o lugar tornou-se centro de passagem e peregrinação.

o_cst2.jpg
Fonte: http://blogs.parlamento.pt/casadapartilha/images/o_cst2.jpg

Ponte medieval

Era pela ponte de medieval que os peregrinos passavam a pé, rumo a Santiago de Compostela, após a visita devota à Correlhã.

Ponte_Ponte_Lima.JPG
Fonte: http://tbn3.google.com/images?q=tbn:MsyDhB0Ag6su4M:http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Ponte_Ponte_Lima.JPG

Albergue dos Peregrinos

A Câmara Municipal de Ponte de Lima procedeu recentemente à recuperação da Casa do Arnado e à sua transformação em albergue de peregrinos. Este albergue de peregrinos de Ponte de Lima situado junto à Igreja de Santo António da torre Velha, em Arcozelo, e é a terceira estrutura do género no distrito de Viana do Castelo.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License